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Author Topic: [XP] [NP] Save Switches and Variables on Server with APS_DataSV  (Read 9 times)

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GameDev

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Rpg Maker usado:
Rpg Maker XP 1.03 <<= Atenção nisto

Netplay usado(e testado):
X-NP 2.0.4

Créditos:
Anderson Porto pelo NP simples e bem fucional.
Crixus(Eu) por corrigir o bug do APS_DataSV por Eventos.

Sobre o sistema:

Como alguns devem saber o sistema do Anderson Porto não funciona.

Apesar de sempre ajudar membros com
 suas dúvidas é sempre natural que quando eu peço ajuda nunca aparece
ninguém, ou aparece para dar palpite furado que não me leva a nada.

Então mas uma vez eu passei a
barreira das Scripts prontas e superie o super intelectos dos Scripters
mesmo sem entender nada de RGSS e fiz o sistema do Anderson Porto
funcionar por eventos(Considerado gambiarra).

O que eu entendo é logistica de
programação, por isso em 5 minutos entendi a lógica do DataBase no
NetPlay e nas Scripts do jogo.

Compreendi como deveiriam ser juntadas as Switchs e Vars nos seus arquivos:
SW.dat (Switches) - VR.dat (Variables).


Para testar o sistema:

Basta iniciar o Server dentro da pasta [ Servidor ],
 logo depois abrir o jogo, ir até Registrar, criar um usuario e uma
senha, dai crie um Char(personagem para jogar) , e você verá alguns dos
vários exemplos.


Entendendo a lógica:

Na Script UserEdits você pode configurar as Switches\Vars globais e as DataSwicthes e DataVariables.

DATASWITCHES = [701,710] #Switches data globais

As Switches 701, 702, 703, 704,
705, 706, 707, 708, 709 e 710 são as Switchs que eu escolhi para serem
gravadas no Servidor além delas também serem Globais pois estão acima da
 Switch de número 500 (Você pode mudalas):


STARTNETSWITCH  = 500 # A partir desse número as switches são net globais

Então por sua vez essas Swicthes ao
 serem enviadas para o Servidor automaticamente repassam para os
usuarios Online e os que se logarem depois recebem elas pois também
estão salvas no servidor, então você não pode usar Switches ou Vars sem
serem globais para também serem salvas no servidor, caso contrários os
usuarios já online não receberam as mudanças.


Entendendo o banco de dados, se você abrir o arquivo SW.dat dentro da Pasta "\[ Servidor ]\Data" você verá este


Code: [Select]
<swS>_0_0_0_0_0_0_0_0_0_0</swS>cada 0 deste é uma das Switches o primeiro é a 701 e o último a 710.
Em Switches 0 é igual OFF(false) e 1 igual ON(true).


Já nas váriaveis (VR.dat) seria um pouco diferente:

Code: [Select]
<vrS>_35_0_0_0_0_0_0_0_0_0</vrS>Cada um deles é o valor da várivel.
A 701 receberá o valor de 35 e a 710 de 0.

Se você entender o sistema poderá usar quantas Switches e Vars quiser.

Como funciona o sistema de Eventos,
 toda vez que você chamar uma Switch ou Var que deve ser salva no Server
 logo após coloque um "Evento Comum" chamando o evento respectivo a sua
funcção:



Para Switches:
Quote
<>Opções de Switch : [701] = ON
<>Evento Comum : SCRIPT:Data_Switches
<>

Imediatamente o NetPlay receberá as funções seguintes:

Code: [Select]
<10>$game_switches[701] = true</10>
<swS>_1_0_0_0_0_0_0_0_0_0</swS>
Para Variables:
Quote
<>Opções de Switch : [701]  = 1
<>Evento Comum : SCRIPT:Data_Variables
<>


Imediatamente o NetPlay receberá as funcções seguintes:
Code: [Select]
<10>$game_variables[701] =1</10>
<swS>_1_0_0_0_0_0_0_0_0_0</swS>
Se repetir a soma ficará em:
Code: [Select]
<10>$game_variables[701] =2</10>
<swS>_2_0_0_0_0_0_0_0_0_0</swS>
Não se esqueça se você trocar as Switches e Vars na Script "User Edits" e alterar os arquivos DATs caso aumente ou diminua a quantidade de Swicthes ou Vars.

Se tiver 1 DataSwitch deixe assim:
Code: [Select]
<swS>_0</swS>Se tive 2:
Code: [Select]
<swS>_0_0</swS>Se tiver mais "_0" do que DataSwitches em relação a Script "User Edits" que salvam elas vái dar bug fechando o jogo por causa do Split que é a função que separá elas na hora de entrar no jogo.

Para entender a estrutura do banco de dados no Server veja abaixo:
Ordem:12345678910
<swS>_0_0_0_0_0_0_0_0_0_0</swS>
Switches:701702703704705706707708709710

Não há necessidade de criar ou editar os arquivos DAT, isso é apenas para o Administrador do jogo, pois o próprio jogo cria os arquivos já estruturados no servidor caso não existam.
« Last Edit: April 20, 2019, 09:23:11 pm by GameDev »

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