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Code-Events + Patches / [Destiny] Relógio analógico com ponteiros
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:47:54 pm »
O sistema funciona através de um sistema comum de relógio, mas também pode pegar o horário do seu computador.
Veja na segunda ScreenShot.

62
Miscellaneous Tutorials / [2k] [2k3] Tutorial - Independência da RTP
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:43:27 pm »
1 - Como impedir que o jogo necessite a RTP instalado ou Harmony.dll:

Abra a pasta do seu projeto, que geralmente fica em:
C:\Arquivos de programas\ASCII\RPG2000\Projects para Rm2k.
C:\Arquivos de programas\Enterbrain\RPG2003\Projetos para Rm2k3.

dai abra o arquivo Rpg_rt.ini(um bloco de notas).

RPG_RT.ini

Aparecerá o seguinte código.
Code: [Select]
[RPG_RT]
GameTitle=Nome do projeto
MapEditMode=2
MapEditZoom=0
pule uma linha e coloque a linha seguinte
FullPackageFlag=1

Code: [Select]
[RPG_RT]
GameTitle=Meu jogo
MapEditMode=2
MapEditZoom=1
FullPackageFlag=1
Dai salve.

Agora vá na pasta do Rpg Maker ou na pasta C:\Windows\System32 e copie o arquivo Harmony.dll.

Harmony.dll


e cole na pasta do seu jogo.



2 - Usando somente o necessário.
Importando somente arquivos da RTP que realmente você está usando no seu jogo automaitcamente.

Baixe o programa RMToll


Dai extrai e abra ele.

Rmtool - 1


Aperte Scan e procure a pasta do seu projeto.

RmTool - 2


E selecione o arquivo rpg_rt.ldb.

RPG_R.LBD


O programa fará o analise de qualquer arquivo usado da RTP pelo seu projeto.

RmTool - 3


Dai aperte em Import.

RmTool - 4


Agora aperte em Select All e logo após Import.



3 - Fontes:

Antes de compactar o seu jogo coloque as fontes na pasta do jogo ou fora da pasta com instruções para jogar na pasta Fontes do c:\Windows.

Sendo elas pra jogos feitos em rm2k.
RM2000.fon
RMG2000.fon

Sendo elas pra jogos feitos em rm2k3, mas isso vai variar da versão usada.
FUENTE2K3.FON
FUENTER2K3GOT.FON

No Rm2k3 pode varia as fontes pois existem versões diferentes, essa por exemplo vem da versão da Seita da Vaca louca da antiga MU.

Por fim crie um arquivo de texto com as explicações sobre a instalação das fontes.
Ou use um programa de criar instalador que meta as fontes diretamente na pasta C:\Windows\Fontes.

Pronto.
63
Miscellaneous Tutorials / [XP] Encriptando seu jogo de RmXP pelo Engima Virtual Box
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:40:16 pm »
Encriptando todo um projeto num executável você estará automaticamente:
  • Reduzindo o tamanho do jogo.
  • Impedindo qualquer um de explorar seu jogo no RPG Maker.
  • Impedindo qualquer pessoa de "roubar" seus resources.
  • Protegendo os sistemas do seu jogo.

Quote
Avisos:
Este sistema é FREEWARE e não cria avisos ou propagandas no software compilado. Pois além de FREEWARE é livre de CRACKs e assim é quase certeza que nenhum antivirus vai barrar o seu jogo.

Esses problema aconteciam somente como Molebox, o qual não aconselho usar.

Download do Enigma Virtual Box:
[enigmavb.exe]

Versão: 7.70
Tamanho: 7.4 MBs
(Caso o download não funcione me informe que eu enviarei por 4Shared ou MediaFire)

CONVERTENDO PARA UM SÓ ARQUIVO PASSO À PASSO
1. Abra o Enigma Virtual Box.

2. Primeiramente entre no menu "Language" e altere para o seu idioma "Portuguese-Brazilian" feche

e reincie o programa:

[Imagem 1]

Assim o programa ficará em português:

[Imagem 2]



3. No campo "Informe o nome do arquivo de entrada:" selecione o botão "Pesquisar...", e na seleção de arquivo procure o arquivo EXE do seu jogo:

[Imagem 3]



4. Após isso algumas informações serão pré-carregadas, então no botão "Adicionar..." selecione o menu "Adicionar sub-pastas":

[Imagem 4]



5. Selecione a pasta do seu jogo:

[Imagem 5]



6. Após isso você verá a pasta aparecerá uma janela, com dois campos, sendo que deve usar o primeiro, o segundo camp pode travar o seu computador.
Nas opções, use a primeira, %DEFAULT FOLDER%, as outras opções são irrelevantes e não compensam:

[Imagem 6]



7. Os arquivos serão listados na ordem certa, com os diretórios todos criados, remova os seguintes arquivos que vão só consumir espaço na encriptação:

[Imagem 7]



8. Tudo deve ficar nessa ordem, ou seja, apenas as pastas necessárias (a não ser que seu jogo dependa de recursos alternativos):

[Imagem 8]



9. Clique no botão "Processar" para gerar o arquivo encriptado:

[Imagem 9]



10. Por garantia salve o projeto com o nome que preferir para futuras atualizações do seu jogo:

[Imagem 10]



11. Vá até a pasta onde a foi gerado o arquivo executavel e copie somente os arquivos Game.ini, Game_boxed.exe e RGSS10??.dll (Isso varia da versão da sua engine) e cole em outro lugar:

[Imagem 11]



12. O arquivo Game_boxed.exe renomeie para apenas Game.exe:

[Imagem 12]

Se preferir renomei para o nome do seu jogo, mas tem que renomear o Game.exe e o Game.ini com exatamente o mesmo nome, não pode conter acentos ou simbolos.

[Imagem 13]



ATENÇÃO USE ISSO SOMENTE SE TIVER CERTEZA DE QUE SEU JOGO NÃO DEPENDE DE RTP.
13. Se o seu jogo não depender de RTP altere o arquivo Game.ini alterando a linha RTP1 de:
Code: [Select]
RTP1=StandardPara:
Code: [Select]
RTP1=
Ficará semelhante a isto:
Code: [Select]
[Game]
Library=RGSS10??.dll
Scripts=Data\Scripts.rxdata
Title=Meu Jogo de Rpg
RTP1=
RTP2=
RTP3=


14.Agora bastará compactar a pasta do seu jogo encriptado com algum programa como Zip do Windows, Winrar ou 7-Zip.
64
Miscellaneous Tutorials / [2k] [2k3] Encriptando seu jogo com ENIGMA VIRTUAL BOX
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:40:00 pm »
Encriptando todo um projeto num executável você estará automaticamente:
  • Reduzindo o tamanho do jogo.
  • Impedindo qualquer um de explorar seu jogo no RPG Maker.
  • Impedindo qualquer pessoa de "roubar" seus resources.
  • Protegendo os sistemas do seu jogo.

Quote
Avisos:
Este sistema é FREEWARE e não cria avisos ou propagandas no software compilado.
Aconselho que use este no utilitário no lugar deste: http://tanatosmaker.forumeiros.com/t122-2k-2k3-encriptando-seu-jogo-para-impedir-que-roubem-seus-recursos
pois além de FREEWARE é livre de CRACKs e assim é quase certeza que nenhum antivirus vai barrar o seu jogo.

Eu acredito que funcione com outros Rpg Makers, mesmo o RMXP, VX e ACE, pois eu descobrir esse programa no manual do Rpg Maker MV

Download do Enigma Virtual Box:
enigmavb.exe
Versão: 7.70
Tamanho: 7.4 MBs
(Caso o download não funcione me informe que eu enviarei por 4Shared ou MediaFire)

CONVERTENDO PARA UM SÓ ARQUIVO PASSO À PASSO
1. Abra o Enigma Virtual Box.

2. Primeiramente entre no menu "Language" e altere para o seu idioma "Portuguese-Brazilian" feche

e reincie o programa:

[Imagem 1]

Assim o programa ficará em português:

[Imagem 2]



3. No campo "Informe o nome do arquivo de entrada:" selecione o botão "Pesquisar...", e na

seleção de arquivo procure o arquivo EXE do seu jogo:

[Imagem 3]



4. Após isso algumas informações serão pré-carregadas, então no botão "Adicionar..." selecione o

menu "Adicionar sub-pastas":

[Imagem 4]



5. Selecione a pasta do seu jogo:

[Imagem 5]



6. Após isso você verá a pasta aparecerá uma janela, com dois campos, sendo que deve usar o primeiro, o segundo camp pode travar o seu computador.
Nas opções, use a primeira, %DEFAULT FOLDER%, as outras opções são irrelevantes e não compensam:

[Imagem 6]



7. Os arquivos serão listados na ordem certa, com os diretórios todos criados:

[Imagem 7]



8. Remova os seguintes arquivos que vão só consumir espaço na encriptação:

[Imagem 8]



9. Clique no botão "Processar" para gerar o arquivo encriptado:

[Imagem 9]



10. Por garantia salve o projeto com o nome que preferir para futuras atualizações do seu jogo:

[Imagem 10]



11. Vá até a pasta onde a foi gerado o arquivo executavel e copie somente os arquivos RPG_RT.ini, RPG_RT_boxed.exe e ultimate_rt_eb.dll e cole em outro lugar:

[Imagem 11]

Se você estiver fazendo isso com um jogo do Rm2k não terá o ultimate_rt_eb.dll e sim o harmony.dll que terá que ser copiado da pasta do programa.



12. O arquivo RPG_RT_boxed.exe renomeie para o nome do seu jogo e crie um cópia do RPG_RT.ini:

[Imagem 12]

13. O arquivo de cópia do RPG_RT.ini deve ter o mesmo nome do arquivo executavel:

[Imagem 13]

Ou seja, toda configuração que você fizer no RPG_RT.ini deve fazer no outro INI.



14.Agora bastará compactar a pasta do seu jogo encriptado com algum programa como Zip do Windows, Winrar ou 7-Zip.
65
Miscellaneous Tutorials / Como criar um SETUP do seu jogo que instale as fontes
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:38:08 pm »
Essa é uma versão simples de como criar um SETUP que além de extrair a pasta do seu jogo ainda instala as fontes necessárias, esse método pode ser usado para outros fins que não sejam fontes ou ainda, que não tenha nenhuma relação com um jogo.

Para isso precisaremos do Winrar, não testei com outros compactadores.
Usaremos o módulo SFX do WINRAR por que ele permite que editemos os parâmetros da instalador antes de "compilar".

Primeiramente criaremos um SETUP para as fontes que será executada dentro do instalador do jogo:
Então copie as fontes usadas no seu jogo para um lugar onde você geralmente manipule seus arquivos, como a área de trabalho, por padrão um jogo de Rm2k usa as fontes RM2000.fon e RMG2000.fon, no Rm2k são outras.

Selecione as duas e clique com o botão direito do mouse para selecionar o menu, vá até a opção "Adicionar para arquivo":

Clique para visualizar


Aparecerá o console padrão do Winrar, nele selecione o checkbox "Criar arquivo SFX":

Clique para visualizar


Altere o nome do arquivo para Fontes.exe

Essa opção é opcional já que alguns anti-virus consideram isso uma ameaça:
Agora vá para guia Avançado:

Clique para visualizar


Clique em Opções SFX e selecione o checkbox "Pedido de acesso administrativo":

Clique para visualizar


Aperte ok em seguida vá para a guia Comentários:

Clique para visualizar


Nela cole esse texto:
Code: [Select]
Path=%WINDIR%\Fonts
Silent=1

Aperte o botão Ok aguarde compactar e criar o arquivo, agora está pronto, basta recortar esse arquivo para dentro da pasta do seu jogo:

Clique para visualizar


Terminamos essa etapa, agora vamos criar o instalador do jogo.



Suba um nível da pasta do seu jogo para poder selecioná-la, clique com o botão direito do mouse e siga até a opção "Adicionar arquivo para..."

Clique para visualizar


Novamente aparecerá o console do Winrar, selecione novamente  o checkbox "Criar arquivo SFX" e altere o nome para um nome de sua preferencia que seja o nome do seu jogo:

Clique para visualizar


Agora vá para comentários e cole esse código:
Code: [Select]
Setup=Pastadojogo\Fontes.exe

Aonde está escrito "Pastadojogo" coloque o nome exato da pasta do seu jogo, seguindo o exemplo já usado na tutorial:
Setup=As_Aventuras_do_Joe_Banana\Fontes.exe

Esse é o método básico, o mais correto seria fazer o jogo ser instalado no "Arquivos da Programas" que assim seria feito com permissão administrativa.

Possível bug, se o usuário que baixar o seu jogo não tiver permissão administrativa ele não conseguirá instalar as fontes, porém conseguirá instalar o jogo sem dificuldades, então coloque uma nota no inicio do jogo para avisar que o jogador precisará instalar as fontes se ouve falha ao tentar anteriormente.

Se você precisar atualizar algum arquivo do seu jogo você poderá abrir diretamente pelo WINRAR sem precisar criar o SETUP de novo.

Basta clicar sobre o instalador do jogo com o botão direito e seleciona a opção "Abrir com o Winrar":

Clique para visualizar


Veja só, é como abrir um arquivo de Winrar:

Clique para visualizar


Você pode substituir, deletar ou alterar adicionar arquivos.
Clicando no ícone "Comentários" você pode modificar o arquivo (de preferencia aplicativo) que vai ser executado após a extração do jogo.

Em breve farei uma tutorial de como personalizar e estilizar seu instalador, alterando o ícone colocando créditos etc.
66
Miscellaneous Tutorials / Como criar um video do seu jogo
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:34:58 pm »
Testei ele nas versões Windows XP SP2, SP3 e Windows 7 Professional e Ultimate com a versão antiga do Movie Maker, não é mais possivel instalar ele, a não ser que você tenha o Windows ME ou XP que vêm na instalação.

Para Windows 8, 8.1 e 10 mostrarei outro programa em outra tutorial.

Quote
Informações:
  • Link do download do programa:DOWNLOAD - Versão 2.0 (gratuito - Créditos para Rucian da Red Potion)
  • Detalhe está versão do programa só copia o video e não o som, para mais informções entrem no site oficial pois existem versões mais avançadas que ainda não testei.
  • http://www.camstudio.org/
  • As cenas usadas nesse projeto são do trailer de um projeto antigo que comecei a remontar.




Está é a interface do programa Camstudio:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/1cam.png




1° passo, aperte o play no rpgmaker e depois aperte F5 para diminuir a tela e deixar em 320X240 pixels arraste a janela do jogo para a direita(>>>pra lá) para não atrapalhar na gravação:


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/2cam.png



3° passo, aperte o REC(gravar) do camstudio e arraste o mouse para cima do jogo e clique depois suba o mouse rapidamente para cima para ele não aparecer no trailer:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/3cam.png



4° passo, clique na janela do jogo para aperta enter e começar sua gravação.

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/4cam.png



5° passo, após gravar o que vc deseja aperte Stop do
Cam e Salve o arquivo em AVI numa pasta tipo meus documentos.
se o video tiver 1 minuto ele deve pesar mais ou menos 20MB isso é pesado.
Neste caso se você for usuário de WindowsXP poderá usar o MovieMaker.
Então vamos fazer ele pesar menos e continuar com qualidade, feche o cam e abra o movie-maker, aperte Arquivo > Importa para Coleções importe o seu video.


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/5mvmk.png



6° passo, clique no botão de adiantar o video até a parte que você deseje que ele comece depois vá até o final do video e corte o final indesejado tipo o Mouse passando em cima da tela.

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/6mvmk.png



7° passo clique em corta o video para pegar apenas o que vc deseja

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/7mvmk.png



8° passo, pegue o video e arraste para barra azul

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/8mvmk.png



9° passo:
Ele ficará assim, se quiser corte este video em pedaços pra jogar efeitos no trailer:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/9mvmk.png



10° passo, agora é a hora de converte o projeto clique em Arquivo > Salvar Arquivo de Filme...(Ctrl+P)

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/10mvmk.png



11° passo, escolha a opção Meu computador

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/11mvmk.png



12° passo, no 1 de um nome para o video e no 2 coloque a pasta onde você deseja salvar:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/12mvmk.png



13° passo, aconcelho que escolha a opção Melhor Ajuste para tamanho de arquivo:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/13mvmk.png



14° passo, espere converte o video e pronto.

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/cam_arquivos/14mvmk.png



Agora faça o seguinte, vá até a pasta e veja o tamanho do video se ele tiver 1 minuto e pesar um pouco mais de 1 MB você conseguiu.
Agora para publicar aconselho o site https://www.youtube.com caso você não tenha conta crie uma conta e upe(envie, chamado de upload).
Quando tiver lá pegue o link do seu video, copie e no seu tópico coloque dentre as tags URL o seu link.

Exemplo:
Code: [Select]
[url]www.youtube.com/watch?v=id_do_video[/url]
67
Miscellaneous Tutorials / [Cherry] Trocar a fonte do Rm2k e Rm2k3
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:31:45 pm »
RM2k/3 Font Changer v1.01
criado por David "Cherry" Trapp (da Áustria)

O programa está em alemão, mas é fácil de usar.



Siga a legenda:

1 - Você busca a pasta do seu jogo, aconselho que faça com um projeto novo, dai apenas copie o exe do jogo para pasta do seu jogo.



2 - Campo para fonte padrão do Rm2k/2k3
Recomendadas:
MS Gothic
MS Mincho

Outras:
Fixedsys
Roman
Courier
Courier New
Modern
Computer
LCDd
BatangChe
DotumChe
SimSun
Segoe UI



3 - Campo para fonte "By Don", mesma funcionalidade do campo 2.



4  - apenas para testar a fonte (não é necessário selecionar um jogo, basta clicar).



5  - Fecha o programa.



6  - Altera o Rpg_RT.exe para usar as fontes selecionadas.

Obs:
Outros Patchs podem não funcionar depois de usar este.
68
Miscellaneous Tutorials / Multi-Snapshot
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:27:21 pm »



Tutorial
Primeiramente baixe o Capture The Screen, que é um programa que não existe mais site oficial e nem créditos do criador de 2006:

[Download]

Agora siga a legenda para entender:

CapturetheScreen-02.png


Clique em Save To (A) para selecionar a pasta destino para salvar as imagens, caso contrário cairá tudo na "C:\" (B) diretamente, isso se existir.

CapturetheScreen-03.png


Você pode criar uma pasta neste exato momento se preferir, não deixe a seleção na "Área de Trabalho" (Destkop) por que encherá sua tela ficando confuso.

Após selecionada a pasta o caminho ficará prescrito no campo "B":

CapturetheScreen-04.png


Agora selecione o prefixo (que vem antes) do nome que será dado para as imagens no campo "C" aonde está escrito "Image", por que assim ele receberá esse nome com cadeia numérica na sequencia, por exemplo, se eu nomear como "menujogo":
meujogo1.bmp
meujogo2.bmp
meujogo3.bmp
meujogo4.bmp


Agora no campo "D" selecione o formato de saida, ou seja o tipo de arquivo, sendo BMP o menos aconselhável e PNG o mais aconselhavel para edição.
Já o formato JPG é único bom para fazer fotos bem pouco pesadas para seu jogo pra criar um tópico.

Por fim clique no botão "Active" (E) daí a tecla do teclado "PrintScreen" (SysRq) funcionará como um botão de SNAPShot no Windows (tirar fotos da tela em sequencia).

Agora abra seu jogo, de preferencia em FullScreen pra não pegar a "Área de Trabalho" toda (Desktop).
Daí é só ir apertando a tecla "PrintScreen" nas cenas que você quiser, pode fazer isso sem parar, mas vale lembrar de uma coisa, segurar a tecla não fará tirar prints em sequencia.

Se quiser gerar imagens do seu jogo em modo Window (inverso a fullscreen) segure a tecla [Alt] e apertando Print nas cenas desejadas, em sequencias rápidas vai ser bem difícil.
Por fim ao terminar, clique no botão "Deactivate" (F).

Abra a pasta que você criou e veja como ficaram.

Extra:
Se você quiser que suas screens para seu tópico sejam bem leves após geradas, use esse método em seguida:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t74-convertendo-png-para-8-bits-256-cores-com-faststone-photoresizer
69
Graphic Tutorials / [MV] Retro Text Font
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:25:43 pm »

Imagens:
PixelMplus10-Regular.png
PixelMplus12-Regular.png

Credits:
itouhiroはてなブログ
(http://itouhiro.hatenablog.com/entry/20130602/font)

Fontes:
  • PixelMplus10-Bold.ttf
  • PixelMplus10-Regular.ttf
  • PixelMplus12-Bold.ttf
  • PixelMplus12-Regular.ttf

Download:
https://github.com/nanoeru/fondot/tree/master/PixelMplus-20130602

Após baixar, vá na pasta do seu projeto, acesse a pasta fonts, copie uma das duas fontes pra dentro dela.
Nessa mesma pasta abra o arquivo gamefont.css:
Code: [Select]
@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("mplus-1m-regular.ttf");
}

.IIV::-webkit-media-controls-play-button,
video::-webkit-media-controls-start-playback-button {
    opacity: 0;
    pointer-events: none;
    width: 5px;
}

Substitua a linha do src por está pelo nome da fonte copiada pra pasta, por exemplo:
Code: [Select]
src: url("PixelMplus12-Regular.ttf");
Ficará assim:
Code: [Select]
@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("PixelMplus12-Regular.ttf");
}

.IIV::-webkit-media-controls-play-button,
video::-webkit-media-controls-start-playback-button {
    opacity: 0;
    pointer-events: none;
    width: 5px;
}
70
IMPORTANT! / How to fix DDERR_UNSUPPORTED error
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:23:16 pm »
Este é um problema que aparece no Window 8, 8.1 e 10 quando tenta abrir jogos antigos que usavam algum tipo de Patch que poderia envolver a resolução do jogo ou sistema de reprodução sonora, isso devido ao conflito do método usado pelo DIRECT X em placas de vídeo ou som mais antigas em relação as novas, isso acaba acontecendo em jogos como:
  • Jogos de Rpg Maker 2000
  • Jogos de Rpg Maker 2003
  • Emuladores dezatualizados

Existem dois possíveis erros quando se trata de jogos feitos com Rm2k/2k3:
Code: [Select]
DirectDraw Error (DDERR_UNSUPPORTED)e
Code: [Select]
DirectSound Error (DDERR_UNSUPPORTED)
Quando o erro é DirectDraw:
O erro acontece quando o jogo abre, daí fica uma tela branca ao invés de escura, isso geralmente em modo FULLSCREEN (Tela cheia), após alguns segundos o jogo volta para o modo WINDOW (Janela) com o erro e fecha após confirmar.


Solução:

Para corrigir o erro, selecione com o botão direito do mouse a opção propriedades:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/Compatibilidade-1.png

Vá para aba compatibilidade e coloque para rodar no modo "Windows 7":

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/Compatibilidade-1.png

Após isso dê "OK" e tente abrir o jogo novamente.
Pages: 1 ... 5 6 [7] 8 9

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