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Graphic Tutorials / Convert PNG to 8-Bit (256 Colors)
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:06:19 pm »



Introdução:
Claro que hoje em dia usamos apenas 32 Bit (milhares de cores e níveis de transparência), já que 8-Bit é uma coisa que só será usada por quem trabalha com RpgMaker2000 e 2003, nas comunidades de Rpg Maker e outras comunidades com MMFusion e algumas vezes com Gamemaker.

Este programa foi o melhor que eu encontrei, pois ele fazer a conversão em método Batch, assim permitindo a conversão de múltiplos arquivos (vários arquivos de uma vez).

Notou como as imagens desse tópico abriram rapidamente, elas todas juntas pesavam 378kb, mas após convertê-las ficaram com apenas 120kb.



Tutorial:

Primeiramente baixa o FastStone PhotoResizer.
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Aviso: Caso você não tenha direito administrativo no seu windows para instalar novos programas aconselho que baixe a versão Portable que é só extrair e abrir que não pedirá autorização.

Após abrir selecione todos os gráficos que deseje converter e arraste para dentro do FS-PR.
Se você for pouco acostumado com isso de arrastar multiplos arquivos use o próprio sistema de navegação do FS-PR que fica do lado esquerdo entrando na partição principal, que é geralmente "Disco Local (C:)" e indo até a pasta desejada, daí clique sobre cada arquivo desejado e clique em "Add =>", se quiser todos da pasta atual que você entrou clique em "Add All ==>".
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FS-PR1.png

Agora selecione em Output Format a opção PNG:
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FS-PR2.png

E seguida clique em "Settings" (Configurar), daí altere em Colors: para 256 e em Compression: para Max, Filter deixe em None e não ative a opção interlaced.
Basicamente ficará assim:
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FS-PR3.png

Agora a opção "Output Folder" é para definir onde você quer que as imagens convertidas sejam armazenadas para que depois você as localize para importar para o seu projeto, para mudar a pasta clique o botão "Browser".
Se você retirar a opção ele converterá por cima das originais, que não é algo proibido e até útil (Eu faço assim).
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Aviso:
Se estiver usando WindowsVista ou Seven e precisar fazer uma edição rápida pelo MSPaint (Programa padrão de desenho do Windows) numa imagem PNG de 256 cores você a tornará 24 ou 32 Bit novamente obrigando você a reconverter.

Ficará assim:
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FS-PR4.png
Daí basta apertar o botão [ > Convert]

Pronto, concluído mesmo.



Confirmação:
Confirmando que as imagens convertidas estão mesmo em 8-Bit, 256 cores.

Vá na pasta das imagens convertidas ou na pasta das originais se elas tiverem sido convertidas por cima delas mesmas.
Clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção Propriedades que é a última, aparecerá uma janela semelhante a essa:
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FS-PR5.png

Clique em "Detalhes", na linha Intensidade de Bit deverá estar o número 8, se tiver 24 ou 32 é por que você cometeu algum erro ao converter.
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FS-PR6.png


EXTRA:
Não sei a partir de qual versão, mas é possível converter os arquivos em lote sem acessar diretamente as pastas e ainda manter a estrutura delas.

Basta ir na pasta do jogo ou projeto desejado, selecionar apenas as pastas que deseja ou todas e adicionar em [Add ==>] ou [Add All ==>]:

FS-PR8.png


Assim quando converter, vá na pasta de saída e note que as pastas mantiveram a estrutura na mesma ordem das originais:

FS-PR8.png
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Graphic Tutorials / [XP] Evitando erros com bloqueios de Tilesets
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:04:49 pm »
Explicação:
Essa tutorial ensinará vocês como evitar aquela dificuldade clássica de uso de TILESETs de várias camadas que acontece muito desde que o RpgmakerXP foi lançado.
Quantas vezes você não criou um bloqueio de Tileset que não funcionava e ficou batendo a cabeça pra saber o por que? Então descubra agora.

Comece baixando o template de Tileset aqui mesmo:

[XP-Template-Tileset.png]


Editando de maneira correta:
Depois abra ele por algum editor de imagens, de preferência com suporte para PNG 32 bits (com transparência).

Usarei esse tileset de exemplo:

[XP-check-tileset-example.png]

Agora adicione um LAYER nova com o seu tileset, usando o exemplo acima ficará assim:

[XP-check-tileset-1.png]

Depois no template que ficou no Layer inferior você irá deletar o fundo aonde for necessário transparência:

[XP-check-tileset-2.png]

Se for no MSPaint use um cor que não tenha no tileset para ser a cor transparente.

[XP-check-tileset-3.png]

Aonde não tiver nada você deixa a cor do TEMPLATE que é o verde e o rosa-choque.

[XP-check-tileset-4.png]



Finalizando e testando:
Quando terminar salve como PNG 32-Bits com transparência se for um editor de imagens avançado ou PNG comum se for no PAINT (MSPaint)

Daí se você verá claramente os tiles do seu tileset que não devem ser usadas, por que se forem vão aparecer quadradinhos rosas e verdes:

[XP-check-tileset-5.png]


Assim você poderá eliminá-los pelo Editor de mapas do próprio RpgMaker.

Agora vamos a última parte, para limpar objetos do mapa use sempre o primeiro AUTOTILE que é o único sem gráfico, em qualquer Layer ele é o único que não afeta bloqueios:

[XP-check-tileset-6.png]
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Graphic Tutorials / Extract all sprites from a single image
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:04:00 pm »
First of all, you need to have AdobeAir installed, it is necessary for the application to work:
AdobeAir
Applaction: ShoeBox



When you open this interface appears:

Click to view image




Each list of sprites must be in a separate folder to avoid mixing graphs, download this sample:
http://www.spriters-resource.com/resources/sheets/8/8150.gif

And save a folder with the name of PKM-Trainers.

Drag the image to the third option, "Extract Sprites", it can be any standard image format used in Windows, such as PNG, GIF, BMP or JPG:

Click to view image




When complete it will display this window, but remember the more sprites will take over the processor and it might even crash your OS (Windows?):

Click to view image




Use the mouse scroll to see the details more closely, see that even with colored background he can differentiate each sprite.
This numbering and these contours are just to be sure you order and the base size of each item:

Click to view image




Finally click the "Save" button, wait for the processor to finish generating all sprites.
See the folder that appears several PNG images of 32-Bit:

Click to view image




That's the basics of the program, to change the methods you will have to change the settings.
74
Graphic Tutorials / [2k] [2k3] Convert Map to Image
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:02:57 pm »
Autor: Cherry
Versão: 1.1




Tutorial:
Abra o mapexport.exe, essa é a janela do programa:

Map_Exporter_1.png


Clique no botão [...] que fica no campo "Folder".
Procure a pasta do seu jogo e selecione o RPG_RT.exe:

Map_Exporter_2.png


Após isso irá listar os mapas pelo nome do arquivo (ID de mapa):

Map_Exporter_3.png


Se o seu jogo tiver muitos mapas use o botão [Export all], isso pode demorar:

Map_Exporter_4.png


Após o processo será criado uma pasta onde ficaram as imagens do mapa:

Map_Exporter_5.png


Após o processo clique no botão [Show output] para acessar a pasta onde ficaram as imagens:

Map_Exporter_6.png


Se algum dos mapas do seu jogo usar gráfico da RTP ele não conseguirá gerar as imagens:

Map_Exporter_7.png


Para resolver isso basta exportar os chipsets\tilesets da RTP para alguma pasta ou diretamente para a pasta Chipset do seu jogo.
75
IMPORTANT! / 4SHARED - Dicas de como fazer Download
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 11:00:24 pm »
O que muitos usuários tem dificuldade com páginas de compartilhamento são justamente as propagandas, que derá na época em que começamos existisse o GoogleDrive ou DropBox, mas a migração de muitos arquivos antigos tomaria muito tempo, então trago a vocês uma tutorial com dicas de como fugir das propagandas.

[size=18]Tutorial:[/size]

Se preferir assista a tutorial no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=6k4s4Emrf2Q

Quando você abre uma página de download do 4Shared ele costuma ter vários botões escrito "Baixar" ou "Download", como na imagem abaixo:




Pessoas que geralmente usam internet não conseguem diferenciar o que cada botão faz, mas os falsos botões são gerados por propagandas, nessa imagem abaixo apontei todas os botões que são propagandas, notasse por que são só imagens fora do padrão do 4shared, além de terem pequenos botões laterais que identificam como propagandas:

Clique para ampliar




O único botão real do Download é este menor e discreto, para confirmar basta notar que ele está na "caixa de informações" do Download selecionado, com outra botões (Compartilhar e adicionar a sua conta):

Clique para ampliar




Quando você clicar nele irá para uma página certa para fazer o Download, muitas vezes podem abrir pop-ups ou redicionamentos. Você notará que a página terá um contador dando o tempo de espera para usuários não pagantes do servidor, ou seja, cada Download exige um tempo de espera, e quanto mais o último arquivo baixado, maior será o próximo tempo.

Clique para ampliar




Quando você clicar em "Baixar Grátis" se você não estiver conectador a uma conta 4Shared ele te dará a opção de conectar ou criar sua conta através de uma das suas redes sociais, como Google+ (Recomendo esse):

Clique para ampliar




Se você já tiver uma conta basta clicar no link no rodapé da caixa em destaque para abrir o formulário de conexão:

Clique para ampliar




Mas se não tiver selecione uma das suas redes sociais, que te redirecionará para uma página com um formulário de cadastro rápido no 4Shared, se você usar o Facebook ele importará as informações do seu perfil, como foto, país, nome e sobre nome:

Clique para ampliar




Quando clicar em "Criar conta" você voltará diretamente para á página do Download e o contador vai iniciar sozinho:

Clique para ampliar




Quando chegar a zero ele irá redicionar para uma página confirmando que o Download começou, e dependendo do seu navegador você poderá ver o progresso dele:

Clique para ampliar




Para se quiser ver menos propagandas tente usar o navegador Opera que tem bloqueador de propagandas nativo.
76
IMPORTANT! / How to run the sample without RTP - Rm2k and Rm2k3
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 10:57:25 pm »
Antes de qualquer coisa para que funcione os ficheiros(engines ou jogos), você deve baixar o executável e a DLL:

+

Download:
sRqXDObd/Rpg_rt-exe_-_Harmony-dll.html

Ou pelo menos um deles:

Download:
dES8jFiW/Harmony.html


Download:
TnL0WDYx/RPG_RT.html



Após baixar extraia pelo Winrar e copie o arquivo EXE(icone com char do Alex) para pasta do jogo e a DLL para pasta do jogo baixado ou para a pasta  System32(assim funcionará em todos jogos de rm2k).

Code: [Select]
C:\Windows\System32Ou

Code: [Select]
%Windir%\system32Caso o sistema não funcione abra a pasta do jogo baixado e edite o RPG_RT.ini um arquivo de Bloco de Notas (NotePad) e adicione uma linha escrita:

Code: [Select]
FullPackageFlag=1Ficando deste modo:

Code: [Select]
[RPG_RT]
GameTitle=??????????????????
MapEditMode=2
MapEditZoom=0
FullPackageFlag=1
77
Resource GFX / FaceMaker Moromaga
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 10:23:30 pm »


Criado por: もろきゅー (Margaret)
Original em japonês: http://lovelymoro.web.fc2.com/moromagalabo.html (Está cheio de propagandas)

Tradução: Eu (Não precisa creditar)

Antigamente eu mantinha esse sistema online no meu site:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/facemaker/

Agora lá você só encontrará o download dele, eu fiz isso por que manter um sistema com mais de 8Mb de recursos gráficos não só desgasta os usuários mas como torna quase inviavel criar qualquer faceset novo e acabar caindo a internet ou o site saindo fora do ar.

Então devido a isto eu removi do site e coloquei ele para download, funciona OFFLINE no seu navegador, pois são arquivos locais.

Quote
78
Resource GFX / [XP] WindowSkins
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 10:20:48 pm »
Se as imagens não abrirem acesse:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/resources/windowskins/RMXP/


Black

DBZ-Blue.png

DBZ-Crystal.png

DBZ-Green.png

DBZ-Red.png

FVIII.png

Gamera.png

Green-B.png

Military.png
(Ainda não fiz)
RMVX-IOS.png

Tanatos-Blue.png

Tanatos-Default.png

Zelda64-A.png

Zelda64-B.png
79
Resource GFX / [ACE] WindowSkins
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 10:18:56 pm »

Black

DBZ-Blue.png

DBZ-Crystal.png

DBZ-Green.png

DBZ-Red.png

FVIII.png

Gamera.png

Green-B.png

Military.png

RMVX-IOS.png

Tanatos-Blue.png

Tanatos-Default.png

Zelda64-A.png

Zelda64-B.png
Se não aparecerem acesse:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/resources/windowskins/VX-VXACE/
80
Resource BGM / [BGM] Dragon Ball Z Soundtrack
« Last post by GameDev on April 15, 2019, 10:18:31 pm »


  • DB: Mysterious Adventure
  • DB: Trainer
  • DBZ: Angel
  • DBZ: Fighter
  • DBZ: Gohan Whistling
  • DBZ: Goku Background Music
  • DBZ: Goten & Trunks theme
  • DBZ: Hikari No Willpower
  • DBZ: Mirai Trunks Battle Theme
  • DBZ: Picollo Background Music
  • DBZ: Recap
  • DBZ: Summury
  • DBZ: Tapion
  • DBZ: Training
  • DBZ: Trunks Theme
  • DBZ: Vegeta Background Music
  • DBZ: We Were Angels
Pages: 1 ... 6 7 [8] 9

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