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Author Topic: [2k] [2k3] Minimap in Overworld  (Read 11 times)

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GameDev

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[2k] [2k3] Minimap in Overworld
« on: April 20, 2019, 11:45:17 pm »

Este sistema tem como intuito criar uma minitura do mapa em que o jogador estiver para poder se guiar com um "ponto" que indique as coordenadas do mesmo, estilo Final Fantasy 6 (FF3 para Snes).
A única parte importante da tutorial é a PARTE 3, mas se você for um amador em programação de eventos leia toda a tutorial.


Downloads necessários:
Importe essa imagem para pasta Pictures do teu jogo\projeto desejado:


[map-hero.png]


Demostração e extras do sistema:
Mini-Mapa_-_Overworld.rar

Aprenda a criar um miniatura através do mapa original do teu jogo:
Para aprender a criar a imagem do mapa em miniatura para usar no sistema acesse este link:
Clique aqui


Criando o sistema por eventos.

Agora volte ao rpgmaker, se quiser pode deletar o mapa aquadradado não usaremos mais, no mapa original crie um evento de mapa principal em processo paralelo, nele chame duas váriveis que busque o valor de coordenada dos HERO\Herói do jogo.



De o nome de "X-Coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada X e "Y-Coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada Y:




Veja como ficaria o código no Rm2k English Version:
Code: [Select]
<>Variable[XXXX:X-coor do heroi]Set, Hero Xpos
<>Variable[XXXX:Y-coor do heroi]Set, Hero Ypos
<>

Volte a pasta Picture do teu jogo e pegue os valores do tamanho em pixels da tua imagem, clicando com o botão direito em propriedades:


Clique para ampliar

Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID (Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 10 para rm2k ou 30 para rm2k3, selecione a imagem que você criou e nomeou como "map-mundi", na posição 160x120 e com 25% de transpârencia:




Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 11 para rm2k ou 31 para rm2k3, selecione a imagem "map-hero", na posição mude para "By Variable", selecione as variaveis "X-coor do heroi" para "X", "Y-coor do heroi" para "Y" e mude 0% de transpârencia:



Agora abaixo crie um "Wait" ou "Esperar" com valor de 1, não é 1 segundo e sim 1/10 de segundo:



O evento todo deve ficar assim:

« Last Edit: May 19, 2019, 10:20:39 pm by GameDev »

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