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[2k3] Chrono Trigger Rpg Maker

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GameDev:
O que é Chrono Trigger?
Chrono Trigeer é um jogo para o console Snes e atualmente para NDS também, para entender mais sobre ele visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chrono_Trigger

Serve para Rm2k ou RmXP ou RmVX?
Não, não é compativel.


Plataforma: Rpg maker 2003
(Não nescessita de RTP)

Nível: Experiente
(Básico, Médio, Experiente e Mestre)

Créditos:
BattleCharsets by BlackFox


Download:
Rm2k3-CBS_Chrono_Trigger-2.0.rar

Screens:



Regras e advertências:
[*]Sempre jogue Super Nintendo mesmo que seja por emulador.
[*]Não crie as batalhas perto das margens do mapa se não a posição do backdrop não vai parecer com a do mapa.
[*]Não crie nenhum evento antes dos eventos da template copie o mapa Template, mapeie como você deseje que seja o mapa e depois que criar todas batalhas que podem ter no mapa ai sim você cria os outros eventos.
[*]Não crie nenhuma luta perto dá outra.
[*]Não coloque NPCs (Pessoas ou pássaros) perto das lutas.
[*]Não use movimentos randômicos nos NPCs, por que se não eles podem ficar perto dá lutas.
[*]Para criar lutas em "Histórias"(eventos), exemplo, o jogador fala com um cara(NPC), aí acontece o dialogo dai sim começa a luta, basta deletar os eventos "D" do mapa e após o dialogo do evento coloque o call event para luta contra o suposto adversário.
[/list]





Este sistema não é o Sistema do Jogo Chrono Trigger é apenas imitando, para ser mais exato isso é uma Simulação não é real, então não venha com perguntas, como colocar "técnicas combinadas" como colocar os outros heróis e blá, blá, blá. Esse CBS pode ser usado com outros jogos, se você entender bem mesmo o sistema poderá colocar 4 heróis ao invés de 3, eu coloquei 3 para aparentar o jogo original, então se quiser colocar 4, terá de manipular o catepillar e o evento comum Start Combat.
Veja só ao lado o mesmo sistema só que feito com a RTP.

Para entender o CBS não é muito dificil, primeiro baixe a Engine, após isso abra ele pelo rm2k3 lá você vai ver um mapa chamado template, nele foi desenhado um campo xadrez, veja na imagem seguinte:


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/tuto-ct1.png


Indice:
[*]A: Posição em que o NPC2(Robot) deverá ser chamado.
[*]B: Posição em que o NPC3(Frog) deverá ser chamado.
[*]C: Posição em que o heroi(Chrono) deverá ser chamado.
[*]D: O evento de pode ser colocado em varios lugares.
Ele é a aproximação do herói de um inimigo, exemplo:
Chegou perto de um inimigo começa a luta.
[*]E: Esse pode ser criado mais de um, tipo três inimigos na mesma luta.
[/list]


Dentro dos Eventos "D" chamara um evento único no mapa chamado
"Iniciar Combat", dentro dele que tudo será definido:

Pagina1 para luta1 e página2 para luta2.
(confira no mapa <Template2>;)

Onde ficarão os eventos que chamam a posição de pose de batalha ("A", "B" e "C") com "local de Evento"(Setup Event).
Após isso ele chama um evento comum chamado Start Combat(esse você não precisará mexer).
Logo após a Luta que você deverá definir inimigo e o backdrop da luta.
Depois vem o Evento comum "terminar combat", depois a switch dá luta que você deverá definir pela luta de mapa,
tipo foi a luta 3, switch [victory3], o que sobra não precisa mexer.

Na segunda página dos eventos "D" e "E", você deverá criar
uma página em branco ativa pela switch dá luta, tipo
foi a luta 3, switch [victory3].


.:Switch Importantes:.

[0001: Batalha ON]:
Essa switch muito  importante pois ela trava o herói e o caterpillar para iniciar a luta.

[0002: Pose de Batalha]:
Essa é para página em que os heróis ficam em pose de batalha:

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/tuto-ct2.png

[0008: Correr ON]:
Essa switch é para fazer com que o sistema de correr com o Enter funcione fluentemente

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/ct01.gif


[0009: Correndo]:
Essa é para definir dentro de duas forks a velocidade e charset dos heróis e a pagina dos NPCs.

https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/ct02.gif




--- Quote ---Essas próximas swicths são muito importantes.
todas Screens tiradas para backdrop devem ter 320x240 pixels
e devem ser convertidas em 8bits, para convertelas  pegue as digas abaixo.

--- End quote ---

[0010: Enemy in BackDrop]:
Essa faz com que o Herói e os NPCs(heróis) desaparesam antes dá luta e te dá um tempo para tirar uma screen com a tecla "print Screen", do cenário e do inimigo, assim você deverá converte a imagem em 256cores(8-bits), para torna-la um backdrop do rm2k3, após importa a imagem crie uma equipe de luta nova e coloque os inimigos em cima exatamente dos inimigos na foto, para dá a impressão de que a luta é no mapa.

[0011: Backdrop scene]
Nessa você fará o seguinte, ela será ativa sozinha se a [0010] já estiver ativa,
dai vá novamente você poderá tirar uma screen dá tela mas sem os inimigos e os heróis.


Convertendo em 8-bit:
Não use o MSpaint ele estraga as imagens, para isso você terá que fazer no PhotoShop ou Paint.NET.
PhotoShop:
Abra nele a imagem desejada, dai vá Arquivo depois Salvar para Web... mude nas configurações para PNG-8 depois vá no botão acima e aperte Salvar.


.:Passo-a-Passo:.Copie o Mapa Template desenhe o mapa e tal, delete todos eventos "D" exeto 1 para poder copiar e colocar aonde forme o proximidade do inimigo.
Crie nesse mesmo mapa uma luta através daquele xadrez, mais ou menos assim:


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/tuto-ct3.png


dai defina os eventos "D" e "E" onde ficaram, eu os defini assim:
(Os eventos Rosas são os D, com gráficos de monstros são os E)


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/tuto-ct4.png


Agora edite o evento Iniciar Combat e defina os "Locais de Eventos"
o Mesmo que Setup Event, no lugar respectivo a cada herói em cima dá "Areia clara"(Letra A-vermelha):
XY-[Chrono]: Abaixo
XY-[Robot]: Esquerda
XY-[Frog]: Direita

No switch defina a Switch de [Victory] respectiva a luta ON.
Depois na parte onde fica o Xadrez limpe ele e faça o "teste de Jogo".


Criando mais de uma luta:
(Veja o exemplo no mapa Template2)
No evento Inicar Combat copie a página 1 e cole, no mesmo lugar, dai Substitua os "Locais de Evento", pelos respectivos a luta2 e substitua
a switch pela switch respectiva a luta
e a equipe de monstros e o backdrop pelos respectivos a luta
Pronto.


https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/tutorial/ct/tuto-ct7.png

Criando Monstro Grande no Mapa:
Após isso vá no Mapa "filho de lavos" abra o Evento "E" e veja como foi feito com Show Picture.

Criando Boss (Chefão de jogo):
Ao invés de chamar uma switch Victory, coloque para chamar uma switch normal do jogo tipo "derrotou o boss1".

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