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Author Topic: [XP] Jump and Smash enemy on Map  (Read 7 times)

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[XP] Jump and Smash enemy on Map
« on: April 20, 2019, 08:54:49 pm »
TAGS: Leap, Jump, Mario & Luigi

Esse sistema é baseado no jogo Mario & Luigi: Superstar Saga e foi a pedido do membro da MRM Knight Light.


Veja como o sistema funciona por esse vídeo:
Jump and Smash enemy on Map

Eu não fiz com os gráficos do jogo do Mario & Luigi para evitar que o usuário se confunda.

Tutorial:
O sistema todo em si é prático e costumizavel, eu vou explicar por etapas como funciona e como usar.

Entendendo:
  • Para ativar o sistema ligue a Switch 0001: Sistema de Pulo, em qualquer evento de dialogo ou explicação durante o jogo desative essa Switch para qye o sistema não afete a lógica do jogo.
  • Após testar o sistema delete o evento 3 de mapa, INICIAR SISTEMA.
  • A animação do pulo e da queda são duas "animações de batalha" (Battle Animations), o personagem do jogador é a sombra.
  • Quando o jogador cai sobre um inimigo ele reinicia o pulo possibilitando causar mais danos nos inimigos.
  • Devido a animação de batalha o gráfico do personagem pode ser visto atrás de qualquer obstaculo, então como é um sistema para jogos mais comuns evite colocar obstaculos muito altos.
  • Para usar o sistema você deve copiar o mapa "MAPA BASE" para criar o jogo em cima dele.
  • Eu criei apenas 5 inimigos, era 1 na versão anterior postada na comunidade MRM.
  • Cada inimigo tem as próprias váriaveis e switch.
  • São 5 váriaveis para cada inimigo, sendo 2 para coordenadas, 1 para o HP e outras 2 para costumização do sistema ou futuras e improvaveis atualizações da minha parte.
  • A úniva Switch usada é para impedir que o dano no inimigo seja executado multiplas vezes num único pulo.
  • Não foi usada qualquer script ou modificação no RGSS, tudo foi feito por eventos.

Eventos Comuns:
  • Nos eventos comuns existem 3 eventos que você pode ou deve chamar (Call Event).
  • ANI-Pulando: Esse é a animação do personagem pulando, para criar situações simuladas fora do sistema, tipo forçar o personagem se mover e pular em algum lugar.
  • ANI-Caindo: Animação para concluir a anterior.
  • Reset-Monsters: Esse evento deve ser usado em toda troca de mapa, de preferencia antes do Evento de Teletransporte, esse evento deve ser alterado caso você aumente o número de inimigos no sistema.
  • ANI-Dano: Este evento é a animação de dano no personagem causado pelos monstros.

Monstros (inimigos):
  • A primeira página tem o dano que o monstro causa no personagem, se quiser dificultar para o jogador basta remover a condição da Switch "0002:Pulando" e fazer o dano todo fora.
  • Para causar algum dano real no jogador é necessário criar, isso eu não fiz por que pode variar muito dependendo do tipo de jogo que você vá fazer em cima desse sistema.
  • A página 2 é ativa somente quando o personagem estiver caindo para acertar o inimigo em questão.
  • A página 3 é ativa se acertar, o monstro então muda sua aparecencia para algo tipo como se levasse algum dano e soma o dano no HP do mesmo.
  • A página 4 é ativa pela quantidade pré-defina de quantidade de pulos necessários para destruir (matar) o monstro ou inimigo.
  • Se for fazer um chefão use um do imigos já criados, mas remova o "Apagar Evento Temporário" (Delete this Event) e substitua por uma Switch padrão que seja da história do jogo, assim o mesmo não voltará a aparecer.
« Last Edit: April 20, 2019, 10:28:02 pm by GameDev »

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